Mobile Banking começa a ganhar mercado brasileiro

 

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que o uso do Mobile Banking no Brasil cresceu 50% em 2011 na comparação com 2010. Aproximadamente três milhões de contas correntes foram acessadas via smartphone e tablets. Ainda, de acordo com a análise, se for mantido o ritmo de crescimento, em um prazo de até sete anos o m-Banking se tornará um canal para transações bancárias tão relevante quanto o Internet Banking.

A mesma tendência é observada em toda América Latina, onde o número de usuários deve chegar a 49 milhões até o final deste ano e 140 milhões até 2015, projeta uma pesquisa realizada pela empresa Pyramid Research.

Condições econômicas estáveis, o aumento das vendas de dispositivos móveis no País, bem como a existência de um alto percentual da população que ainda não usufrui dos serviços bancários, são alguns dos fatores que abrem portas e representam um desafio para os bancos.

Esse desenvolvimento também traz novas oportunidades para empresas que desenvolvem ferramentas para o setor bancário, como a alemã SAP. A companhia criou, por exemplo, a plataforma Sybase 365 Mobile Services, que oferece um sistema avançado para m-Banking, incluindo movimentação de contas, histórico de transações, gestão de cartões, gerenciamento de reclamações, notificações e alertas, entre outros recursos.

"A inovação tecnológica por meio de ferramentas móveis está sendo posicionada como a principal fonte de oportunidades em segmentos como os de bancos e serviços financeiros, cada vez mais caracterizados por uma forte competitividade e pela necessidade de as empresas do setor serem lucrativas e gerarem lealdade com cada um dos clientes", explica Tonatiuh Barradas, vice-presidente da SAP da América Latina para o segmento de bancos.

Esse tema integra a agenda de debates da Ciab Febraban 2012 – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. Em sua 22ª edição, o evento, considerado o maior do setor na América Latina, tem como tema “A Sociedade Conectada”.  A Ciab Febraban 2012 ocorre até esta sexta-feira (22), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

SXC
SXC