Ministro dos Transportes alemão anuncia visita ao Brasil

O Ministro dos Transportes, Construção e Desenvolvimento da Alemanha, Peter Ramsauer, anunciou, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Munique, que visitará o Brasil no segundo semestre deste ano. Ao lado de Pedro Brito, Ministro dos Portos do Brasil, Ramsauer participou no evento de um painel sobre “Logística e Portos – Planejamento portuário e sua conexão aos transportes marítimos”. Antes, havia tido uma reunião fechada com o Ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.


“Sou o Ministro que permite a mobilidade. Em nome do governo federal alemão, asseguro que o nosso know how será disponibilizado na construção dos portos brasileiros e na logística ligada a eles”, declarou Ramsauer.


O Ministro afirmou que os desafios a serem vencidos pelo Brasil requerem muita tecnologia, além de competente organização de fluxos e práticas administrativas. A interligação de diferentes modais apoiando os portos deve aproveitar todas as sinergias possíveis.


Ramsauer lembrou que na Alemanha, os portos atendem o crescente aumento do fluxo de mercadorias do comércio internacional, não pela expansão territorial, que é muito dificultada, mas por meio da interligação sinérgica dos diferentes modais.“Dentro de pouco tempo estarei no Brasil para mostrar a seriedade de nossas intenções”, declarou no final de sua apresentação.


Durante o painel, Pedro Brito apresentou um resumo do Plano Nacional de Portos e Logística, desenvolvido com bases em parâmetros internacionais com o objetivo de expandir a capacidade exportadora do país, melhorar a eficiência administrativa dos portos e desenvolver a infraestrutura terrestre no entorno dos mesmos. “A área portuária do Brasil esteve durante muitos anos fora se sincronia, e os resultados eram ruins”, declarou Brito. “O Presidente Lula ajudou a por as coisas no lugar.”

Fotostudio SX Heuser/AHK
Fotostudio SX Heuser/AHK