Ministro da Defesa deixa o cargo na Alemanha

Karl-Theodor zu Guttenberg, Ministro da Defesa e um dos políticos mais populares da Alemanha, renunciou nesta terça-feira (01) a todos os seus cargos no Governo do país. Afirmando ser esse “o passo mais doloroso de sua vida”, Guttenberg não resistiu à pressão das acusações de plágio em sua tese de doutorado.


O político, que contou durante todo esse tempo com o apoio da Chanceler Federal Angela Merkel, viu-se no centro de graves críticas há cerca de duas semanas. As primeiras revelações de que diversos trechos de sua tese de doutorado, defendida e aprovada com a qualificação máxima da Universidade de Bayreuth em 2006, foram copiadas de outros autores, sem a devida menção das fontes, foram feitas pelo jornal Süddeutsche Zeitung.


Na semana passada, diante do Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento alemão), Karl-Theodorzu Guttenberg admitiu ter cometido “erros graves” e anunciou que não mais utilizaria o título de doutor. Também na mesma ocasião, a Universidade de Bayreuth também anunciou que cassou o título de doutor de Direito de zu Guttenberg.


Rüdiger Bormann, Reitor da Instituição, disse que o título foi revogado sem que fosse provado que o Ministro teve intenção de enganar a universidade. Segundo Bormann, em um caso como este, quando ambas as partes estão de acordo, o caminho escolhido é o mais curto.

Bundeswehr/Wilke/Sebastian Wilke
Bundeswehr/Wilke/Sebastian Wilke