Ministro alemão vem ao Brasil

O Ministro do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Dr. Peter Ramsauer, chega neste domingo (27) ao Brasil para fortalecer ainda mais as relações bilaterais entre Brasil e Alemanha no âmbito da infraestrutura e transportes.


Durante sua passagem pelo País, Ramsauer, que estará acompanhado de uma delegação formada por presidentes de empresas e associações voltadas à infraestrutura e logística, discutirá com empresários brasileiros de diversos setores a possibilidade de aproveitamento do know-how alemão na realização de futuros projetos no País.


O primeiro compromisso do ministro alemão em solo brasileiro será em São Paulo, na segunda-feira (28), quando ele se encontrará com o governador de Estado, Geraldo Alckmin, e participará da inauguração da estação de metrô do Butantã. Ramsauer também falará a representantes de empresas alemãs no Brasil em uma reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Durante a tarde, a delegação ainda visitará a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo.


No dia seguinte, o político segue para Santos, onde se encontrará com a diretoria do Porto Marítimo e com o prefeito da cidade.


No Rio de Janeiro, Peter Ramsauer e o grupo de empresários alemães se encontrarão com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com representantes da companhia Vale do Rio Doce e com o empresário brasileiro Eike Batista. Na programação ainda estão uma visita às obras do projeto de renovação do porto carioca e um encontro com o vice-governador do Estado, Pezão.


Na quinta-feira (31), a comitiva estará em Brasília para encontros com os Ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alfredo Nascimento (Transportes) e José Leônidas Cristino (Secretaria Especial de Portos da Presidência da República), além do Presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Robson Braga de Andrade. Para fechar a viagem, o ministro Ramsauer ainda se encontrará com a presidente Dilma Rousseff e com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Miriam Belchior.


Panorama


A necessidade de investimentos na infraestrutura brasileira tem atraído o interesse dos empresários alemães, que se destacam no setor de logística, tanto na tecnologia empregada na movimentação de cargas quanto na qualidade e agilidade dos serviços.


Essa semana, o Duisburger Hafen AG, empresa que administra o Duisport, o maior porto fluvial do mundo, anunciou um acordo com a Secretaria Especial de Portos (SEP) do Brasil para solucionar os problemas de acessibilidade do Porto de Santos. O grupo alemão vai desenvolver e coordenar um projeto de logística para otimizar o transporte no corredor São Paulo-Santos.


Com a nova parceria, inúmeras oportunidades se abrem para as companhias alemãs do setor, inclusive para as de pequeno e médio portes.

Divulgação / BMVBS
Divulgação / BMVBS