Ministro alemão da cultura visita o Brasil

O ministro da Cultura da Alemanha, Bernd Neumann, esteve no Brasil pela Temporada da Alemanha no País, e visitou, na quinta-feira (22), o Congresso Nacional, onde defendeu o papel da cultura no desenvolvimento de uma nação.

O ministro falou sobre a grande aliança com o Parlamento alemão que garantiu maiores recursos para a cultura, pelo fato de o Parlamento entender que gastos com educação são, na verdade, investimento no futuro das crianças e por perceber que o impacto da elevação seria pequeno nas contas do país, já que os valores destinados à área representavam uma pequena proporção do orçamento geral.

“O governo apresentou a proposta orçamentária ao Parlamento, que previa um pequeno aumento para a área de cultura. O Parlamento disse: ‘você tem esse pequeno aumento e ganha mais 100 milhões [de euros] para ampliar as atividades'”, contou Neumann aos parlamentares brasileiros, sem informar, no entanto, o percentual de aumento que foi aprovado.

De acordo com o ministro, apesar do momento de crise econômica na Europa, o volume de recursos aplicados em cultura na Alemanha varia entre 0,8% e 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, o percentual é 0,6% do PIB.

Ainda durante o encontro, Bernd Neumann, que também responde pela área de mídia no país, defendeu a liberdade “ilimitada” de imprensa. Segundo ele, o governo [da Alemanha] não interfere na programação e no que é divulgado pelos veículos de comunicação. “Trata-se do quarto Poder do Estado e é importante [que seja livre] para que uma democracia funcione.”

Parceria Deutsche Welle e EBC

Na quinta-feira, o ministro alemão também se reuniu com Nelson Breve, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os dois discutiram sobre o intercâmbio de conteúdos entre a emissora brasileira e a Deutsche Welle, empresa pública alemã de TV e rádio, e de que forma essa parceria poderia beneficiar tanto a Alemanha quanto o Brasil.

A emissora alemã oferece conteúdo em 30 idiomas, entre eles o português, nas plataformas de rádio, TV e internet. As conversas sobre uma parceria entre as empresas vêm ocorrendo há alguns anos, mas foram interrompidas por motivos internos de ambos os lados e foram retomadas nesta quinta-feira. Neumann se comprometeu a levar as discussões para o novo diretor da Deutsche Welle, que assume em setembro.

Agência Brasil

Antonio Cruz / Agência Brasil
Antonio Cruz / Agência Brasil