Ministro acredita em avanço de acordo birregional


 Em entrevista coletiva concedida após reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a Alta Representante para Relações Exteriores e Política de Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, sinalizaram que as negociações para um acordo comercial entre Mercosul e EU pode ser concluída ainda neste ano. 



Segundo, informações da Agência Brasil, Patriota e a representante europeia disseram que esperam “avanços significativos” nas conversações. O ministro ressaltou que o bloco europeu é o principal parceiro comercial brasileiro, com a marca de quase US$ 99,3 bilhões em trocas comerciais no ano passado.



“Isso tudo nos leva a crer nas vantagens de um acordo de comércio Mercosul-União Europeia. Temos a expectativa, dos dois lados, de que 2012 seja um ano que nos permita avançar e, idealmente, poder concluir esse acordo birregional”, disse Patriota. Catherine Ashton afirmou que “deve haver progressos nos próximos meses”.



As negociações entre Mercosul e EU começaram em 1995, mas foram paralisadas em 2004, e retomadas somente em 2010. Em visita ao Brasil no ano passado, o presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Mercosul, o deputado espanhol Luis Yáñez, afirmou que o acordo pode sair já em 2012.



Christian Wulff, presidente da Alemanha, também defendeu o acordo entre os blocos, em uma reunião na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, em maio do ano passado. 



A situação da Síria também foi pauta da reunião entre Patriota e Catherine Ashton. Segundo o chanceler, há 3 mil cidadãos sírio-brasileiros cuja situação está sendo “acompanhada de perto” pela Embaixada do Brasil em Damasco.  Para a representante da UE, a posição da Europa em relação à Síria é clara. “Aplicamos essa pressão política para que o regime sírio entenda que não pode continuar a matar seu povo e que o presidente Bashar Al Assad entenda que deve sair”.



 



 



*Com informações da Agência Brasil

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr