Merkel exalta mobilidade do futuro

“A indústria automotiva é o setor econômico mais intensivo em pesquisa da Alemanha”, declarou a chanceler Angela Merkel na abertura oficial do 65º Salão do Automóvel de Frankfurt, um dos principais eventos internacionais do setor, na quinta-feira (12). O governo alemão quer alcançar um equilíbrio sólido entre projetos de mitigação das mudanças climáticas e a liberdade empreendedora, afirmou Merkel.

A mobilidade elétrica e os carros conectados são os dois principais focos dessa edição do Salão de Frankfurt. A propósito do primeiro tema, a chanceler reafirmou que a meta do governo continua sendo ter um milhão de veículos elétricos nas estradas alemãs até 2020. “Estamos muito contentes em ver que mais e mais modelos comercializáveis estão sendo produzidos”, completou.

De acordo com informações da Associação da Indústria Automotiva Alemã, somente as montadoras do país terão 16 modelos de carro elétrico no mercado até o final do ano que vem. “O incentivo e a meta é conquistar uma mobilidade que é mais segura e melhor para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que oferece alto desempenho”, disse Merkel.

A tendência do carro conectado, por sua vez, deve levar a grandes mudanças nos próximos anos, e transformar os veículos em plataformas de comunicação móvel. Para a chanceler, a alta velocidade dos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação permitirá que conectemos uma grande variedade de fontes de informação aos veículos. “No futuro, será mais fácil achar vagas de estacionamento e gerir o fluxo do trânsito mais eficientemente, e a segurança nas estradas será melhorada. Funções automáticas nos carros ajudarão os motoristas em situações críticas”, afirmou.

A Associação da Indústria Automotiva Alemã estima ver 210 milhões de carros conectados nas ruas ao redor do globo até 2016 – quatro vezes mais do que hoje.

“Tradicionalmente, a Alemanha é particularmente forte nos ramos clássicos da indústria. Se conseguirmos ligar essa força com as oportunidades oferecidas pela indústria de TI, podemos levar os padrões aos quais estamos acostumados à era digital”, completou Merkel, enfatizando que isso oferece novos caminhos de crescimento ao setor industrial alemão.

Bundesregierung/Kugler
Bundesregierung/Kugler