Merkel está otimista em relação à crise


“O euro é mais do que simplesmente uma moeda” declarou Angela Merkel, na abertura do seu encontro anual com representantes da imprensa, realizado hoje (17), em Berlim. Na ocasião, a chanceler alemã falou livremente de vários temas – sobre oataque à Embaixada da Alemanha no Sudão, a situação da Síria e do Irã, assim como o crescimento da utilização de energias renováveis na Alemanha. O foco da coletiva,no entanto, foi a crise do euro.   “Este é o momento para realizar tarefas que não foram feitas quando do lançamento da moeda”, disse Merkel. Segundo ela, a crise na Europa    demanda uma solução política e também não é possível o exercício de responsabilidades sem existirem os controles correspondentes. “Mas estou convencida de que a Europa conseguirá superar esta crise”, afirmou.



Merkel aproveitou a ocasião para realçar o significado do euro para a Alemanha: como nação exportadora, o país conseguiu se fortalecer por meio da moeda única. A questão agora é superar os desafios atuais. A primeira-ministra enfatizou a necessidade de maior coordenação na Europa para gerar mais responsabilidade. Esses aspectos serão debatidos nas próximas  reuniões europeias – o Conselho Europeu, em outubro,  e a Cúpula Europeia, em novembro, cuja pauta inclui discussões sobre o cenário financeiro europeu (2014 – 2020).



A chanceler também frisou a  necessidade de fortalecer a  legitimidade democrática na zona do euro. Nesse contexto, deve-se definir se é preciso formar um grupo dos países que adotam a moeda comum no Parlamento europeu, ou  se a necessidade é de  “fortalecer a coordenação dos parlamentos nacionais na zona do euro.”



A maior preocupação de Merkel  é superar a crise de confiança na UE. “Se a Europa quiser reconquistar a sua credibilidade, então é muito importante que cumpramos as nossas promessas”, reforçou.

AHK
AHK