Merkel e Sarkozy preparam novo auxílio à Grécia

A Chanceler Angela Merkel e o presidente Nicholas Sarkozy, da França, se reuniram nesta sexta-feira (17), em Berlim, para discutir o resgate à Grécia e preparar o encontro de Ministros das Finanças europeus. A Alemanha defendia, primeiramente, a reestruturação da dívida grega, mas concordou em viabilizar um novo empréstimo devido à urgência da situação.


Os líderes das maiores economias da zona do euro afirmaram à imprensa, após a reunião, que desejam a participação voluntária do setor privado e pediram que o novo pacote de auxílio seja aprovado o mais rápido possível. A decisão sobre o auxílio financeiro deverá ser apresentada durante o encontro do Conselho dos Ministros da Economia e das Finanças europeus, que começa neste domingo (19).


O pronunciamento conjunto de Merkel e Sarkozy ajudou a animar os mercados de ações, que registravam tendência de queda devido às notícias negativas sobre a Grécia. Os mercados também reagiram positivamente à reformulação no governo grego, anunciada pelo primeiro-ministro George Papandreou. Entre outras mudanças, o país ganhou um novo ministro da Economia. O cargo será assumido pelo ex-ministro da Defesa Evangelos Venizelos.

SXC
SXC