Merkel e Sarkozy apresentam plano para conter crise


Os líderes da França e da Alemanha se encontraram nesta terça-feira (16) para discutir medidas de contenção da crise da dívida da zona do euro. No entanto, o resultado do encontro decepcionou o mercado financeiro.



O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, recusaram a ideia de criação de um eurobônus comum, ou seja, a emissão de títulos da dívida pela União Europeia (UE), e a expansão do fundo de socorro de € 440 bilhões, medidas tão esperadas por investidores como fórmula para a contenção da crise.



Os países que não conseguirem reduzir o déficit orçamentário deverão ter suspenso o recebimento de fundos estruturais. Esta foi uma das principais exigências apresentada pelos dois líderes. Segundo eles, todos os 17 países da zona do euro devem estabelecer limites de endividamento em suas legislações. Além disso, Merkel e Sarkozy sugeriram a maior integração econômica entre os países membros da UE, por meio da criação de um "conselho do euro", a ser liderado pelo presidente da UE, Herman van Rompuy.



Outras medidas propostas pelos chefes do governo alemão e francês são a criação de uma taxa sobre transações financeiras na zona do euro e a convergência fiscal entre as duas maiores economias do espaço monetário europeu. Todas as propostas serão apresentadas aos demais países do bloco e passarão por aprovação.



Bolsas europeias



O mercado europeu não ficou convencido com as medidas anunciadas pela França e Alemanha para conter a crise na zona do euro. A rejeição da criação dos eurobônus e do fortalecimento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) foi fortemente criticada pelos investidores.



"A reunião entre autoridades da Alemanha e França fracassou na tentativa de acalmar as inquietações sobre a crise da dívida na zona euro", comentou Ker Chung Yang, analista especializado em petróleo da empresa Phillip Futures de Cingapura segundo a agência de notícias AFP.



Mesmo antes do encontro, as bolsas europeias já operavam em queda e nesta quarta-feira (17) a tendência de desvalorização permaneceu. Na Alemanha, o índice Dax, da Bolsa de Frankfurt, registrou queda de 1,41%o, a Bolsa de Paris, abriu com perda de 0,58%, a Bolsa de Londres indicou desvalorização de 78%, bem como as bolsas de Madri (-0,82%) e de Lisboa (-0,64%).

SXC
SXC