Merkel e Sarkozy anunciam 1ª reunião do ano

A fim de continuar promovendo modificações nos tratados europeus e reforçando a disciplina orçamentária dos países da zona do euro, a chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente francês Nicolas Sarkozy se reunirão na próxima segunda-feira (9), em Berlim.

Em notas separadas, os dois governos ressaltaram que o encontro será uma preparação para a primeira conferência do Conselho Europeu de 2012, que reunirá líderes econômicos e políticos da União Europeia no dia 30 de janeiro, em Bruxelas.

Merkel e Sarkozy pretendem discutir e avaliar as medidas de combate à crise e apoio aos países mais afetados implementadas no ano passado, para promover avanços em um ano em que as expectativas para o crescimento econômico do bloco são baixas, com previsão de recessão para regiões como Grécia e Espanha.

Mesmo após a maioria dos países da União Europeia terem firmado acordo de união fiscal, as duas maiores economias da moeda única estão preocupadas com o corte de suas notas AAA no rating atribuído pelas agências de classificação financeira às dívidas soberanas.

 


 

The Council of the European Union
The Council of the European Union