Merkel completa 10 anos à frente da CDU

Em abril de 2000, o partido da União Democrata Cristã – CDU (Christlich Demokratische Union Deutschlands) passava por uma crise decorrente de um escândalo de corrupção e irregularidades no financiamento da legenda. Foi neste contexto que Angela Merkel, atual Chanceler da Alemanha, assumiu a sua presidência, com a missão de reerguê-lo. Neste mês, Merkel completa 10 anos à frente da CDU.


Mesmo enfrentando resistência por parte da “velha guarda” da CDU, conservadora e dominada por homens católicos do oeste alemão, Merkel conseguiu não só arrumar a casa, como também acabou firmando-se como líder e inaugurando uma nova era de modernidade no partido.


Depois de ser eleita Chanceler em 2005, seu poder e influência tornaram-se cada vez mais fortes, em uma trajetória de ascensão rápida para quem entrou na vida política aos 35 anos.


Considerada agressiva frente aos opositores ou rivais, Merkel também ganhou um apelido nada lisonjeiro entre os menos simpáticos a ela – “viúva negra”, em referência ao seu poder dominador, que não permite o crescimento de nenhum outro líder dentro de seu reino. A sua popularidade, no entanto, foi reafirmada no ano passado, com a reeleição ao cargo de Chanceler.


Agora, o reinado de Merkel à frente da CDU comemora o jubileu e deve permanecer, ao menos, até 2014 quando ocorre o próximo pleito.

CDU/Andreas Herzau by Katinka Krieger Repräsentanz
CDU/Andreas Herzau by Katinka Krieger Repräsentanz