KPMG faz análise de acordo comercial com países africanos

KPMG navioEm 2016, após longas negociações do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul, composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) formalizou-se o Acordo Comercial e de Preferências Tarifárias com a SACU (Southern African Customs Union – União Aduaneira da África Austral, composta pela África do Sul, Namíbia, Suazilândia, Lesoto e Botswana).

Este Acordo tem como objetivo reduzir as barreiras tarifárias e burocráticas incentivando cada vez mais trocas entre os blocos. As linhas de preferência ou redução tarifária na importação irão variar entre 10% a 100% na redução de alíquotas de impostos e tributos, além de promover a desburocratização dos processos aduaneiros entre os países-membro dos dois blocos econômicos.

Para as empresas brasileiras, esta é uma oportunidade benéfica, pois visa ampliar suas exportações para os países africanos, e em especial aqueles que compõem a África Austral, mercado no qual o Brasil vem expandindo sua presença desde os anos 2000.

As exportações brasileiras para a SACU em 2016 somaram US$ 1,4 bilhão e atualmente, o Brasil possui grande influência na área de exportações de produtos manufaturados como automóveis, máquinas agrícolas, bens de capital e de tecnologia; assim como no de produtos alimentícios, químicos e fármacos e combustíveis.

Para as empresas brasileiras, compreender de modo mais adequado as possibilidades e oportunidades de comércio entre MERCOSUL e SACU é de grande importância para reduzir os impactos negativos do cenário econômico nacional, participando de modo mais ativo nas cadeias globais de valor, assegurando uma posição vantajosa em mercados em amplo crescimento. O time KPMG está preparado para auxiliar seus clientes a materializar os benefícios do Acordo Comercial e de Preferências Tarifárias com a SACU nas suas operações de comércio exterior.

Foto: Divulgação KPMG