Grupo Helaba inicia operações no Brasil

O foco de atuação do banco alemão será no fornecimento de financiamentos de longo prazo a empresas brasileiras e no suporte para companhias alemãs e europeias que pretendem investir ou expandir suas operações no Brasil.

Um dos principais bancos do sistema financeiro alemão, o Landesbank Hessen-Thüringen (Helaba), anuncia a abertura de seu escritório de representação em São Paulo e o início das suas operações no Brasil. O foco de atuação será no fornecimento de financiamentos de longo prazo a empresas brasileiras e no suporte para companhias alemãs e europeias que pretendem investir ou expandir suas operações no País. Para isso, o Helaba oferece prazos e taxas com padrões europeus, o que posiciona o banco de forma diferenciada no mercado brasileiro.

Com 6,1 mil colaboradores e ativos totais de € 167 bilhões, o Helaba conta com uma gama completa de serviços financeiros para empresas, bancos e investidores institucionais. Fundado em 1953 e com sede em Frankfurt, o banco pretende atender no Brasil médias e grandes empresas, sobretudo aquelas que planejam fazer grandes investimentos e não encontram condições favoráveis no mercado. “O objetivo do banco é apoiar seus clientes alemães e europeus que buscam expandir seus negócios e presença no Brasil e América Latina, fornecendo, além de linhas de crédito atraentes, consultoria, contatos a empresas e autoridades, escritórios de advocacia e contabilidade, entre outros serviços”, explica o Diretor-Geral do escritório do Helaba para o Brasil e América Latina, Gabriel Steiner.

O Helaba está otimista e enxerga boas perspectivas em relação ao posicionamento do novo governo em relação a atração de novos investimentos. “A empresa vai trabalhar para fomentar a expansão e a produtividade da indústria brasileira e apoiar o desenvolvimento do Brasil”, destaca Steiner.

Prazos e taxas com padrões europeus

Os prazos e taxas cobradas pelo Helaba têm padrões europeus, o que posiciona o banco de forma diferenciada no Brasil. O prazo para o pagamento de crédito oferecido pelo banco varia de 5 a 15 anos, e as taxas de juros vão de 3% a 5% ao ano, em euro e dependendo da avaliação de risco. “A chegada do escritório do Helaba ao Brasil vai permitir às empresas que atuam ou pretendem atuar no Brasil a obtenção de créditos com prazo e custos mais interessantes e saudáveis”, ressalta Steiner.

Brasil será sede do Grupo na América Latina

O escritório montado no Brasil será responsável pela geração de negócios para sua matriz e vai atuar como porta de entrada para novas operações no continente. A escolha em abrir a filial na capital paulista foi tomada em função do fato de que a cidade abriga a maior concentração de empresas alemãs e europeias dentro da América Latina. “Grande parte das empresas alemãs e de países da Europa que fazem negócios no Brasil e na América Latina atuam em São Paulo, considerada a capital financeira do continente”, pontua Steiner.

Outro fator determinante para a escolha do Brasil é o fato da relação diplomática entre Brasil e Alemanha ser muito forte. São Paulo é a cidade com maior número de empresas de origem alemã do mundo. No Brasil o capital alemão representa aproximadamente 10% do PIB industrial do país. A Câmara Brasil-Alemanha, que faz o elo entre os mercados brasileiro e alemão, conta com 1.200 associados.

A partir da presença no Brasil, o Helaba pretende também fazer transações com bancos locais sediados na América Latina, bem como fortalecer seu relacionamento com as instituições financeiras que buscam expandir seu leque de produtos e acesso à Alemanha e Europa.

Divulgação: CC_jcomp