BMW produz motos em nova fábrica de Manaus

moto manausA nova BMW G 310 R é brasileira — ou melhor, manauara. A primeira unidade, na cor branca, foi produzida no dia 18 de maio, em Manaus (AM). Além dela, a nova fábrica do BMW Group produz outros nove modelos, todos voltados exclusivamente para o mercado nacional.

Para comemorar o início da produção, estiveram presentes funcionários e alguns dos executivos da BMW Motorrad, entre eles Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil; Peter Vogel, diretor da fábrica em Manaus; Stephan Schaller, presidente mundial da empresa; e Alejandro Echeagaray, diretor da BMW Motorrad para a América Latina e Caribe.

O Grupo investiu cerca de 4 milhões de euros em novas tecnologias, treinamentos e equipamentos para produção de novos modelos. Inaugurada em outubro de 2016, a fábrica de Manaus produz cerca de 98% da demanda da BMW Motorrad no Brasil.

O investimento inicial foi de aproximadamente 10,5 milhões de euros na planta, que tem capacidade produtiva inicial de 10 mil motocicletas por ano e já foi responsável pela contratação de mais de 175 colaboradores e 45 fornecedores locais, sendo 15 para a nova linha de produtos — números que podem crescer de acordo com o aumento da demanda.

Construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, a fábrica levou cerca de nove meses para ser concluída e conta com equipamentos de última geração, além de uma equipe de colaboradores treinada e capacitada para garantir os mesmos níveis de qualidade encontrados em todas as unidades produtivas do Grupo ao redor do mundo.

Assim como as demais plantas, a nova fábrica de Manaus adota modernos processos de economia de energia e reuso de água em sua linha de montagem, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. 

Foto: Divulgação BMW