Mercado de crédito em baixa na Alemanha

A desaceleração econômica e a atividade econômica fraca no quarto trimestre de 2012 impactaram severamente a expansão dos empréstimos na Alemanha nesse começo de ano. A análise é do banco de desenvolvimento alemão KfW, que espera um declínio de 6% na demanda de novos empréstimos a empresas e profissionais autônomos no país no primeiro trimestre de 2013, seguindo uma contração de 2,3% no último trimestre de 2012.

De acordo com o banco, a situação deve permanecer sombria na primavera europeia mesmo que a economia volte a se aquecer, porque a demanda por crédito, especialmente o voltado a investimentos, sempre responde com atraso a uma virada econômica.

Para a instituição, a debilidade econômica do final do ano passado e a queda significativa nos projetos de financiamentos de longo prazo tiveram, recentemente , uma influência restritiva na expansão dos empréstimos na Alemanha. Apesar da grande necessidade de empréstimos, o volume de projetos lançados caiu significativamente em 2012.

“Quando a recuperação da Alemanha se estabilizar e as empresas investirem mais, a demanda por empréstimos bancários vai crescer novamente”, afirma o economista chefe do KfW, Jörg Zeuner. “Pelo fato de aparentemente não haver restrições do lado da demanda e o acesso ao crédito continuar bom, espero que a tendência se reverta e que os empréstimos retomem o fôlego a partir da metade do ano”, conclui.
 

 

SXC
SXC