Mercado alemão de caminhões em alta

Os 21 mil caminhões vendidos para o mercado interno da Alemanha, em agosto, revelaram que o setor está em franca recuperação. Os resultados do primeiro semestre de 2010 indicam um aumento de 19% sobre o mesmo período do ano anterior.


No setor de caminhões leves (com até 6 toneladas), o crescimento foi de 12 % e no segmento de caminhões pesados foi de 41%. Segundo Matthias Wissmann, Presidente da Confederação da Indústria Automobilística (VDA), “a crise afetou fortemente o setor de veículos pesados”. Nos primeiros oito meses do ano, as vendas para o mercado interno foram de 44.300 unidades, uma expansão de 4% sobre o mesmo período do ano anterior.


O comportamento das encomendas reforça a constatação de recuperação. A carteira de pedidos das empresas alemãs cresceu 18%. O destaque fica para a categoria dos caminhões pesados (com mais de 6 toneladas), cujas encomendas aumentaram 69%. As exportações também revelam números encorajadores.


Os 15.400 caminhões embarcados para o exterior, em agosto, representam um aumento de 57% sobre os resultados de julho. Desde o início do ano, as vendas externas cresceram 60%. O setor de caminhões pesados (com mais de 6 t) registrou uma expansão de 152% no mês, totalizando um crescimento de 41% no ano.


No mesmo período, o segmento de caminhões leves (com até 6 t) aumentou as exportações em 71%. A tendência das encomendas do exterior também é positiva.


Os pedidos para a categoria de caminhões leves cresceram 53 % e para a os caminhões pesados, 137%. “Apesar dos bons resultados, não podemos esquecer que estamos bem longe do patamar do período pré-crise,” declarou Wissmann, ressaltando, no entanto, a sua confiança em reconquistá-lo brevemente.

Divulgação/ Mercedes-Benz
Divulgação/ Mercedes-Benz