Matérias-primas preocupam os empresários alemães

Nove em cada dez empresários alemães sentem que o constante aumento do preço das matérias-primas está afetando os seus negócios. Já, um em cada dois receia não conseguir sustentar o aumento nos custos de produção provocados por essa tendência. Esses dados foram divulgados por recente pesquisa realizada pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria – DIHK (Deutscher Industrie- und Handelskammertag).


O custo das matérias-primas necessárias para movimentar a economia alemã será, em 2010, €30 bilhões maior do que em 2009. O valor indica que o seu fornecimento poderá se transformar em um risco crescente para o país – mesmo que a indústria alemã seja reconhecida mundialmente pela alta eficiência na utilização de insumos.


Saídas


As empresas alemãs estão enfrentando os desafios de várias maneiras. Aproximadamente 70% delas procuram aprimorar a administração de recursos. Ao mesmo tempo, trabalham na melhoria da eficiência do seu uso e pesquisam alternativas para substituí-los. Paralelamente, constata-se também a tendência de procurar novos fornecedores.


O estudo também revelou que os empresários demandam mais apoio político no quesito Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Eles acreditam que um incentivo maior nessa área resultaria, no longo prazo, em redução do custo de recursos naturais para o país.


A pesquisa também revelou que para os empresários alemães, nesse contexto, as regras de comércio internacional precisam ser claras e transparentes. O acesso a matérias-primas não pode ser dificultado. Acordos internacionais e europeus para garantir facilidade de acesso, eliminando barreiras como tarifas e cotas pré-estabelecidas deverão ser utilizadas para atenuar os problemas.

Divulgação / ThyssenKrupp AG
Divulgação / ThyssenKrupp AG