MAN Latin America supera a marca de 900 mil veículos produzidos

5a71f98c215cfA MAN Latin America, responsável pelas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, ultrapassou a marca de 900 mil veículos produzidos em sua história, desde a criação da empresa em 1981. A fábrica de Resende responde por grande parte desse volume: do total, mais de 750 mil caminhões e ônibus foram montados pelo Consórcio Modular, sistema único e inovador de produção.

“Hoje, a cada quatro minutos sai um novo veículo de nossa linha de montagem. No início de nossa operação, montávamos apenas um veículo por dia. Essa evolução se deve aos constantes investimentos em modernização. Estamos agora em nosso quinto ciclo consecutivo e o de maior valor: aplicaremos R$ 1,5 bilhão de recursos para acelerar e otimizar ainda mais nosso negócio”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Ao longo dos quase 37 anos desde o primeiro caminhão, o maior volume produzido foi de modelos da linha Worker, com cerca de 430 mil unidades. Com pouco mais de uma década no mercado, os Constellation ocupam o segundo lugar, com aproximadamente 210 mil veículos. A linha Volksbus, que está prestes a completar 25 anos, já conta com 140 mil chassis fabricados.

Na quarta posição, com mais de 105 mil veículos, aparecem os modelos da linha Delivery, que protagonizou o maior lançamento da montadora na última década. Os modelos extrapesados MAN TGX também impressionam: com cinco anos de mercado, já superaram a marca de 5 mil unidades produzidas.

Desses montantes, mais de 136 mil veículos foram destinados aos 30 mercados internacionais em que a MAN Latin America atua. Ao todo, mais de 50 diferentes produtos Volkswagen e MAN estão disponíveis a frotistas e transportadores autônomos de todo o mundo.

Inovação à toda prova

Primeira indústria automotiva a apostar no Sul Fluminense, a montadora aposta em inovação, sendo a precursora da formação desse novo polo automotivo do País, atraindo diversos fornecedores para a região. Desde sua inauguração em 1996, estreou o conceito de Consórcio Modular, único no mundo, em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus.

Em Resende, a MAN Latin America concentra seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, com uma engenharia 100% brasileira. A partir de suas instalações no interior do Estado do Rio de Janeiro, a empresa conceitua todos os caminhões e ônibus da marca que chegarão a mais de 30 países pelo mundo. São 600 engenheiros dedicados a desenvolver veículos para mercados emergentes.

Foto: Divulgação MAN Latin America