Ipea considera situação dos aeroportos alarmante

A situação das obras de expansão dos aeroportos brasileiros até a Copa de 2014 foi classificada como alarmante em um estudo divulgado nessa quinta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Apenas as expansões dos aeroportos de Recife (PE), Curitiba (PR) e o Galeão, no Rio de Janeiro, devem ficar prontas até o megaevento. Os outros 10 terminais das cidades-sede do Mundial apresentam problemas nos planos de conclusão.


Segundo o Ipea, se as obras de Campinas (SP), Manaus (AM, Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA), Guarulhos (SP) e Cuiabá (MT) seguirem dentro dos prazos vigentes hoje, elas serão concluídas em sete anos. A pesquisa considerou a atual situação de cada projeto, a viabilidade deles e a média no tempo de obras de infraestrutura e transportes no País.


Além disso, mesmo que todas as obras fossem concluídas dentro do prazo estabelecido pela Infraero, os aeroportos reformados teriam capacidade de 148 milhões de passageiros, número abaixo do esperado para o Mundial, que é de 151 milhões de pessoas.


O governo prevê o investir R$ 5,6 bilhões nos 13 aeroportos entre 2011 e 2014, mesmo assim, o Instituto demonstra preocupação com a baixa eficiência na execução dos programas de investimentos. Conforme o estudo, a Infraero executou apenas 44% dos recursos previstos nos programas de investimento.

Divulgação Infraero/ Viracopos
Divulgação Infraero/ Viracopos