Ipea aponta “sinal amarelo” nas contas externas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (9) sua Carta de Conjuntura, análise da economia brasileira realizada trimestralmente, cujos resultados indicaram que as contas externas do País estão em desequilíbrio.


Segundo o economista Roberto Messenberg, coordenador do estudo, houve deslocamento das exportações em relação às importações, principalmente de produtos de bens de consumo. “As importações têm se acelerado de maneira contundente.


Isso é preocupante, porque pode sinalizar a necessidade crescente de recursos para o fechamento do balanço de pagamentos na economia, quando justamente o investimento direto está escasseando”, afirmou.


O documento aponta que as importações cresceram 45% (US$ 11,2 bilhões) na comparação entre julho de 2009 e de 2010. Já o saldo da balança caiu 53,3% no mesmo período. Messenberg explica que essa “enxurrada de importações” estaria prejudicando a indústria nacional, que no momento opera abaixo de sua capacidade histórica.


Segundo ele, somente a desvalorização cambial não seria suficiente para controlar a situação, que poderá ser estabilizada através da inclusão de mecanismos de redução de custos de produção e investimentos em infraestrutura e logística de transportes.

SXC
SXC