Institutos preveem desaceleração da economia alemã


Os efeitos da insolvência da crise europeia, agravada nos últimos meses, e os problemas financeiros nos Estados Unidos deverão afetar a economia alemã no próximo ano. Os principais institutos de pesquisa do país divulgaram, nesta quinta-feira (13), novas projeções para 2012 e reduziram as estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas descartam a possibilidade de recessão no país.



Segundo o Ifo, o PIB do país crescerá apenas 0,8% no próximo ano, uma forte desaceleração ante ao resultado de 2,9% esperado para 2011. Em abril, o instituto de pesquisa previa alta de 2% para 2012. O Instituto de Pesquisas Econômicas de Colônia (IW, sigla em alemão) estima queda do PIB de 3% (2011) para 1,25% (2012).



As incertezas com relação à economia global devem reduzir a demanda interna e também as exportações, já que os principais parceiros da Alemanha também passam por dificuldades econômicas, aponta o Ifo.



Mesmo com um cenário global incerto, o Ifo e o IW não esperam uma piora da crise financeira. A demanda mundial deve ser sustentada pela China e por outros países emergentes, que continuarão comprando.



As exportações alemãs terão alta de 3% em 2012, após um aumento de 8% nesse ano, aponta o IW de Colônia. Para a zona do euro, principal destino das exportações alemãs, os institutos projetam um crescimento de 1,5% este ano e apenas 0,4% no próximo.



A taxa de desemprego deve cair ligeiramente, de 7% em 2011 para 6,7% em 2012.

SXC
SXC