Instituto prevê estagnação da indústria alemã


A produção industrial alemã começará a sofrer uma retração nos próximos meses, prevê o Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas de Berlim (DIW). Estimativas da instituição apontam para uma estagnação no próximo ano, abaixo do crescimento de 2% previsto pela entidade que representa o setor.



As razões para a pausa no crescimento são conjunturais. Dorothea Lucke, especialista em indústria da DIW, explica que o ciclo de investimentos já chegou ao ápice em muitos mercados externos importantes para a Alemanha. As expectativas negativas, geradas pela crise da dívida europeia, também devem impactar nos negócios do setor.



Na metade de 2011, no trimestre correspondente ao verão europeu, a produção industrial alemã voltou a demonstrar vigor e atingiu níveis pré-crise. A previsão do DIW é de que esse ano termine com alta de 8%, que será seguida por um período de números mais tímidos até, pelo menos, o início da primavera.



A produção de máquinas e equipamentos, maior indústria de bens de capital do país, foi a que teve melhor desempenho em 2011, com crescimento de 14%. Apesar disso, os pedidos de máquinas começaram a cair e a expectativa é que voltem se recuperar somente após o primeiro trimestre de 2012. No acumulado próximo ano, a expectativa é de uma alta discreta, de 1,5%.  

VW
VW