Inflação na Alemanha volta a cair

A inflação na Alemanha desacelerou pela primeira vez depois de oito meses, divulgou a Escritório Federal de Estatísticas (Destatis, em alemão), confirmando os resultados preliminares da última semana.


Alguns produtos minerais, como por exemplo, óleo de combustível (5,9%) e gasolina (0,6%), ficaram mais baratos no mês de maio em relação ao mês anterior. Pacotes de viagens também caíram até 6,7%.


No entanto, a inflação no País regressou somente 1%, de 2,4 % em abril para 2,3% em maio deste ano. Dessa forma, não conseguiu ficar abaixo da faixa crítica dos 2%, considerada pelo Banco Central Europeu como faixa inflacionária máxima para preços estáveis.


Os principais responsáveis pelo aumento progressivo da taxa inflação foram os produtos de energia, que tiveram um aumento de 9,5% dentro do período de um ano. Alimentos e bebidas não alcoólicas também ficaram 3,3% mais caros em relação ao ano anterior. Dentre os produtos alimentícios que mais encareceram nos últimos 12 meses estão gorduras e óleos vegetais (até 18,2%), derivados de leite (acima de 5,2%), peixe (4,4%) e frutas (3,5%).

SXC
SXC