Indústria química lança plano de investimento para zerar déficit

Um estudo realizado pela pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) estima que, até 2020, o setor precisará investir cerca de US$ 132 bilhões para conseguir acompanhar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e viabilizar o aumento da produção.


Para alcançar este objetivo e zerar o déficit comercial do setor, que em 2009 chegou a US$ 15,7 bilhões, a entidade lançou um projeto de investimentos para a próxima década – o Pacto Nacional da Indústria Química. “O documento propõe a alteração da estrutura tributária do setor, maior competitividade da matéria-prima fornecida no Brasil e melhoria das condições de infraestrutura e logística do País”, destaca o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Bernardo Gradin.


Incentivo à inovação e tecnologia e oferta de crédito também são fundamentais para que o Brasil consiga se tornar a quinta maior potência na indústria química mundial até 2020 – o Brasil hoje ocupa a nona posição do mundo. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, manifestou apoio ao projeto. Um grupo de trabalho formado por representantes do setor começará a se reunir para discutir o assunto.

Nelson Chinalia/ Ag. Petrobrás
Nelson Chinalia/ Ag. Petrobrás