Indústria puxa alta de empregos em janeiro

A Indústria de Transformação foi a principal responsável pela geração de empregos formais no Brasil em janeiro. O setor criou 68,9 mil postos de trabalho, saldo superior em 17% ao recorde anterior para o mês, ocorrido em janeiro de 2008 (mais 59 mil postos). O total de vagas geradas no País foi de 181,4 mil, no mesmo período, conforme os números divulgados nesta quinta-feira (18), pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi.


Para o ministro, a recuperação da indústria após queda de empregos em dezembro de 2009 sinaliza a retomada do crescimento. “A indústria forte é sinal de recuperação total da economia. Esta é a demonstração de que o ano começa muito bem e mais uma vez digo que teremos o melhor ano na geração de empregos na história do país”, afirmou o ministro Lupi durante apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


O setor de Serviços também obteve destaque ao gerar 57,9 mil empregos ( mil 0,44%). A Construção Civil destacou-se com 54,3 mil postos criados (2,40%), registrando o melhor resultado absoluto para todos os meses da série histórica e a maior taxa de crescimento do emprego, dentre todos os subsetores da atividade. Os setores de Comércio e a Administração Pública registram queda de 6,8 mil e 806 postos, respectivamente.

Divulgação
Divulgação