Indústria mundial acredita em crescimento



            Apesar do clima atual de baixo crescimento econômico mundial, as indústrias esperam grande aumento nas margens de ganhos projetadas para os próximos 24 meses, de acordo com levantamento realizado pela KPMG Internacional.


            O Panorama Industrial Global 2012 da KPMG: Promovendo o Crescimento pela Inovação (KPMG´s 2012 Global Manufacturing Outlook: Fostering Growth through Innovation, do título em inglês) mostra que 76% dos entrevistados se sentem otimistas sobre as perspectivas de suas empresas para os próximos 24 meses. A América Latina foi apontada como a região mais otimista.


            Ainda, 40% dos participantes da pesquisa afirmaram que o crescimento do setor deve ser liderado pelos Estados Unidos, seguidos pela China, Índia, Brasil e Alemanha. “É interessante perceber que o Brasil vem se beneficiando por permanecer nas intenções de investimentos de grandes corporações nos mercados emergentes. Certamente, o representativo mercado interno brasileiro tem sido percebido como muito importante para o crescimento das corporações”, avalia Charles Krieck, sócio-lider das áreas de Auditoria e Diversified Industrials da KPMG no Brasil.


            Os principais desafios que ainda persistem para as indústrias,  de acordo com a maioria dos entrevistados, são a volatilidade dos preços de insumos, os riscos na cadeia de fornecimento e a demanda incerta. Para Jeff Dobbs, líder global da prática de Diversified Industrials e sócio da firma-membro norte-americana da KPMG, “os industriais tiveram que se familiarizar com um mundo onde a volatilidade é a ordem do dia”. “Atualmente, as indústrias estão mais ágeis e enxutas, muitas têm balanços sólidos e reservas financeiras robustas, ou seja, estão prontas para crescer", acrescenta.


 Maior inovação pela colaboração


Os industriais estão também aumentando o nível de atividades de inovação e colaboração, mantendo uma visão de longo prazo quanto ao retorno do crescimento sustentável. Ao todo, 72% dos entrevistados acreditam que a inovação transformacional já esteja a todo vapor, ou estará nos próximos 24 meses, sendo os norte-americanos os que mais expressaram esse tipo de opinião (84%).


            A inovação não será uma atividade isolada, de acordo com os resultados, e irá cada vez mais acontecer por intermédio de acordos de colaboração nos próximos 24 meses. Pouco mais de 60% dos entrevistados respondeu que irão trabalhar mais com clientes para o desenvolvimento de produtos customizados e com fornecedores para design de produtos.

flickr.com/gara
flickr.com/gara