Indústria enfrenta dificuldades para contratar

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) com 607 empresas brasileiras revelou que mais da metade delas não conseguiu preencher as vagas disponíveis nos últimos seis meses. A falta de capacitação profissional, experiência ou baixa escolaridade, no entanto, não foram apontadas pelos empregadores como os maiores problemas. Para 60,5% das companhias, a dificuldade em assinar conteúdos novos e a falta de raciocínio lógico, liderança e iniciativa foram as falhas mais graves cometidas pelos candidatos em processos seletivos.


Ainda de acordo com os entrevistados, 44,5% dos profissionais não apresentaram a habilidade necessária para resolver problemas, 33% deles não conseguiram observar e interpretar dados e 32,5% não demonstraram persistência o suficiente para superar dificuldades presentes no cotidiano.


Entre as empresas consultadas, 71,5% eram da indústria de transformação e 28,5% da construção civil.


Novas contratações


A pesquisa mostrou também que mais da metade das companhias tem a intenção de ampliar seu quadro de funcionários nos próximos 12 meses.


Conforme os dados obtidos, o setor que mais vai contratar será o da construção civil, mas a perspectiva também é boa na área da indústria de transformação, principalmente a partir de 2013.

Divulgação
Divulgação