Henkel apresenta novas prioridades estratégicas e ambições financeiras

henkel-itapevi-iiA alemã Henkel apresentou recentemente suas novas prioridades estratégicas e ambição financeira, que moldarão os negócios até 2020 e além – resumidas como “Henkel 2020+”. A multinacional alemã tem como objetivo quatro prioridades: gerar crescimento rentável contínuo, focado em quatro prioridades estratégicas: Impulsionar e investir em crescimento, acelerar a digitalização e aumentar a agilidade.

“Construiremos nosso futuro sobre uma base sólida que nos permitirá gerar um crescimento contínuo e rentável durante os próximos anos. Contamos com uma excelente trajetória de superação em nossos mercados, um portfólio de negócios balanceado e bem diversificado, com marcas referência, tecnologias inovadoras, assim como uma equipe global apaixonada com uma cultura forte, um propósito em comum e valores compartilhados”, afirmou Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

“Na Henkel, compartilhamos o propósito de criar valor sustentável para nossos clientes e consumidores, nossos colaboradores, acionistas, bem como para nossos parceiros e as comunidades onde operamos. Da mesma forma, nossos valores guiam todas as nossas atividades, decisões e comportamentos”, destacou Van Bylen.

Visão para 2020+: continuar com o desenvolvimento de sucesso da Henkel

“Queremos continuar com o desenvolvimento de sucesso da Henkel em um contexto de negócios altamente volátil, caracterizado pela globalização, rápida digitalização, mercados que mudam rapidamente e a crescente importância da responsabilidade social tendo em vista a escassez de recursos. Até 2020 e além, nossa ambição é gerar crescimento mais rentável e focar ainda mais nossas ações em nossos clientes, com mais inovação, mais agilidade e totalmente digitalizada em nossos processos internos e em nossas atividades. Além disso, desejamos promover sustentabilidade em todas as nossas ações”, explicou o CEO.

“Para alcançarmos esta ambição, além do crescimento orgânico, aquisições continuarão a ser uma parte integral da nossa estratégia para fortalecer ainda mais nosso portfólio. Começaremos a implementar nossas prioridades estratégicas de forma enérgica a partir de hoje, para continuar nosso desenvolvimento de sucesso e criar valor sustentável”, completou Van Bylen, resumindo as prioridades estratégicas da Henkel para os próximos anos.

Em um ambiente de mercado altamente volátil e incerto, a Henkel definiu uma aspiração financeira para até 2020: pelos próximos anos, a empresa tem como meta alcançar um crescimento orgânico de vendas médio entre 2 e 4%, com uma contribuição acima dessa proporção dos mercados emergentes. Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS), a companhia visa alcançar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7 a 9%. Esta ambição para o crescimento de lucros inclui o impacto cambial e exclui grandes aquisições, assim como recompra de ações. Além disso, a Henkel visa melhorias contínuas de sua margem EBIT ajustada e expansão de fluxo de caixa.

“Para 2020, estabelecemos ambições financeiras que fortalecerão a confiança na nossa capacidade de oferecer resultados financeiros excelentes e atrativos”, afirmou Carsten Knobel, diretor Financeiro da Henkel. “Continuaremos com a disciplina na gestão de custos, no aumento da rentabilidade, na otimização do capital investido e na geração de fluxo de caixa sólido. Tudo isso nos permitirá seguir investindo no crescimento dos negócios”.

Geração de valor sustentável

“A Henkel busca criar valor sustentável em todas as dimensões de seu negócio. Este propósito une a todos os nossos colaboradores e está alinhado a um conjunto de valores sólidos: Clientes e Consumidores, Pessoas, Desempenho Financeiro, Sustentabilidade e Negócio Familiar”, afima Hans Van Bylen.

Para reforçar o comprometimento com a sustentabilidade existem metas claras para melhorar a eficiência de recursos, por exemplo, criando mais valor com menos recursos. A meta de sustentabilidade é ambiciosa e resultaria em uma melhora geral na eficiência de 75% até 2020, em comparação a 2010. Envolver todos os colaboradores globais para atuar como embaixadores da sustentabilidade para clientes e consumidores, parceiros de negócios e para a sociedade impulsionará a liderança da Henkel em sustentabilidade.

Foto: Divulgação Henkel