Hamburgo sediará Fundação UE-América Latina

O Conselho de Altos Funcionários da União Europeia e dos Estados da América Latina escolheu Hamburgo, na Alemanha, para sediar a Fundação que fomentará as relações entre as duas regiões. A decisão foi tomada nesta terça-feira (25) durante uma reunião entre representantes do bloco europeu e dos países latino-americanos em Bruxelas, na Bélgica.


A criação da instituição havia sido anunciada no ano passado durante a Cúpula de Madri. Milão e Paris também haviam se candidatado para abrigar o órgão.


A candidatura da cidade portuária alemã está alinhada com a nova estratégia do governo do país para a América Latina, lançada em agosto de 2010, para explorar as oportunidades de cooperação entre a Alemanha e os países latino-americanos.


O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, comemora a escolha. “Hamburgo, uma cidade hanseática aberta ao mundo e com uma tradição de estreitos contatos com a América Latina, é uma sede ótima para a nova fundação”.


A instituição deverá conferir uma nova dinâmica às relações entre as regiões, intensificando a parceria nos âmbitos econômico, cultural, político e científico.


“Com a criação da Fundação União Europeia- América Latina e Caribe (UE-ALC), a Europa emite um sinal visível da importância atribuída à parceria com a América Latina e empresta-lhe uma nova qualidade”, destaca o Ministro.


Ainda não foi definido quem presidirá a Fundação nem quando ela iniciará suas atividades.

Divulgação / Hamburgo / Andres Lehmann
Divulgação / Hamburgo / Andres Lehmann