Grupo Brasil-Alemanha na Câmara está em formação

O Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha na Câmara dos Deputados já tem um novo presidente, porém os demais membros que farão parte das reuniões ainda não foram definidos. De acordo com o presidente do Grupo, Renato Molling (PP/RS), dez novos parlamentares estão sendo cotados para assumir as funções, já que muitos dos antigos membros não foram reeleitos para o Congresso. 


 Para participar do Grupo, os deputados devem ter algum vínculo com o país ou ter interesse nos temas bilaterais. Os trabalhos da comissão começarão oficialmente em uma semana, porém já foram realizadas reuniões com o Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, para traçar estratégias de trabalho.


O presidente recém-nomeado tem uma relação próxima com a Alemanha, pois é descendente de alemães, domina o idioma e possui base eleitoral forte no Vale dos Sinos e Paranhana, centros da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Segundo Molling, “a região do Vale dos Sinos, além de ser repleta de cultura alemã, ainda tem uma grande concentração de negócios e empresas vindas do país”.


Relações bilaterais


O Grupo receberá deputados, comissões e autoridades da Alemanha, e discutirá temas de relevância para as relações entre os países.


Questões ambientais e de transferência tecnológica estão na agenda. “A Alemanha é um exemplo de eficiência, seriedade e tecnologia, e o Brasil tem muito a aprender com essa cultura”, destaca o deputado. A cultura alemã, que segundo o parlamentar ainda é pouco conhecida por muitos brasileiros que vivem fora das áreas de colonização germânica, também poderá ser aprofundada.


Já no começo desse ano, o Grupo Parlamentar recebeu uma delegação de três deputados alemães, que tratou de temas políticos, econômicos e sociais.


O Grupo Parlamentar Brasil- Alemanha é uma instituição análoga a Sociedade Brasil-Alemanha, 38 deputados de cada país formam esse dois grupos.

Divulgação/ Renato Molling
Divulgação/ Renato Molling