Governo prorroga redução do IPI da linha branca


Com o objetivo de reativar a economia do País neste ano, o governo decidiu prorrogar por mais três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos, a chamada linha branca. A desoneração, que estava em vigor desde janeiro e acabaria no final deste mês, deverá se estender até 30 de junho.



O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (26) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o governo deixará de arrecadar cerca de R$ 489 milhões com as desonerações. Em contrapartida, os setores beneficiados não poderão demitir trabalhadores.



“Com essas medidas esperamos uma reativação da economia. Queremos começar um aquecimento agora que deve se estender gradualmente para o segundo semestre e, com isso, chegaremos ao final do ano crescendo a taxas próximas de 5%”, declarou.



O ministrou disse ainda que a medida inclui outros setores. Assim, foi cancelado o IPI para a linha de móveis por três meses – até então, o imposto era de 5%. Revestimentos laminados também tiveram a alíquota do imposto zerada, enquanto o IPI para luminárias e lustres passou de 15% para 5%, e para papéis de parede, de 20% para 10%.



A iniciativa foi anunciada após o Bnaco Central divulgar a queda, em janeiro, de 0,13%, do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), em  comparação com dezembro 2011. O documento incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia – serviços, indústria e agropecuária – e é considerado uma espécie de sinalizador da evolução do Produto Interno Bruto (PIB).



Impactos da medida



A desoneração do IPI da linha branca, decretada pelo governo em dezembro passado, resultou no aumento das vendas desses produtos no varejo, informou o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).



Segundo informações da instituição, as vendas cresceram em média 22,63% nos últimos três meses do ano passado, o que também impactou positivamente em outras linhas de produtos. No período de dezembro a fevereiro, o consumo no mercado de produtos da linha branca continuou subindo, em média, 12,13%.

Bosch
Bosch