G-20 busca reorganização financeira

Com o objetivo de fazer progressos nos esforços para controlar os mercados financeiros e evitar crises financeiras, líderes das principais economias do mundo se encontrarão em Toronto, no Canadá, neste final de semana, para mais uma reunião de cúpula do G-20. Durante o fórum, os governos participantes pretendem promover medidas para um crescimento econômico forte e sustentável.


Durante o primeiro encontro em Londres, o G-20 concordou em construir uma nova arquitetura financeira. “Um compromisso quase histórico”, na opinião da Chanceler Federal Angela Merkel, que desde então tem dirigido o Governo da Alemanha no sentido de desenvolver várias medidas eficazes para estabilizar e regularizar os mercados financeiros.


Apesar de vários resultados encorajadores já terem sido alcançados – como medidas no domínio da regulação e da transparência do setor financeiro e de punição severa aos sonegadores de imposto – os representantes de Estado acreditam que é preciso mais. Para a Alemanha, é preciso que as finanças públicas também sejam consolidadas (Carta para uma Economia Sustentável).


 Medidas eficientes contra lavagem de dinheiro, corrupção, financiamento de terrorismo e sanções também deverão ser discutidas em Toronto.

UN Photo/Eskinder Debebe
UN Photo/Eskinder Debebe