Fusões e Aquisições registram crescimento de 68%

Uma pesquisa realizada pela consultoria KPMG mostra que o número de Fusões e Aquisições (F&A) no Brasil apresentou um crescimento de 68% de janeiro a setembro de 2010 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Somente no terceiro trimestre do ano, 180 operações dessa natureza foram realizadas.


No acumulado do ano, as fusões e aquisições já totalizam 531. Conforme a KPMG, se o ritmo de crescimento for mantido no último trimestre do ano, o recorde de 2007 (699 negócios) deverá ser ultrapassado.


No último trimestre, as empresas brasileiras foram responsáveis por 57% (102) das operações de F&A realizadas. Apesar de uma queda de 15% no volume de transações, as empresas estrangeiras realizaram 78 negócios no mesmo período.


Nos primeiros nove meses do ano, 61% das transações foram realizadas por empresas brasileiras, a maioria delas era de negócios entre empresas nacionais. O novo recorde, no entanto, deve ser estimulado pelo apetite das empresas estrangeiras pelo mercado brasileiro.


“(…) é importante observar que os crescimentos verificados no segundo e terceiro trimestre deste ano em relação ao primeiro foram decorrentes do forte retorno de aquisições lideradas por empresas estrangeira. Portanto, apesar da relevância dos números observados nas aquisições lideradas por empresas brasileiras em 2010, o fator decisivo para a obtenção do recorde previsto será a manutenção do atual apetite das empresas estrangeiras por aquisições no País”, explica Luis Motta, sócio da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil.


A Alemanha foi responsável por 14 transações de F&A até setembro. O maior número de operações foi realizado por empresas norte-americanas (79).


Setores


De acordo com a pesquisa da KPMG, os segmentos que mais se destacaram nas transações dos três primeiros trimestres do ano foram o de Tecnologia da Informação, Alimentos, Bebidas e Fumo, Petrolífero e Combustível e Energia.


 

SXC
SXC