Fundação apoiará a UE, América Latina e Caribe


Nesta segunda-feira (7) foi inaugurada, oficialmente, a Fundação União Europeia – América Latina e Caribe, em Hamburgo, na Alemanha. Fundamentada em um acordo de cooperação birregional existente desde 1999, o órgão foi criado em 18 de maio de 2010, durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo de todos os países envolvidos na organização.



O objetivo da Fundação, que já opera desde o dia 17 de outubro, é conferir uma nova dinâmica às relações entre as duas regiões, além de servir de catalizador para estratégias e ações comuns.



Durante o evento de inauguração, o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, falou sobre os valores compartilhados por ambas as regiões, comentou a importância da parceria da América Latina para toda a Europa e destacou o papel da Alemanha, que possui desde 2010 novas diretrizes políticas para o continente.



“América Latina e Europa estão ligadas culturalmente, economicamente e politicamente de maneira única”, disse o ministro. “Qualquer um que tenha experimentado a atmosfera de excitação, o grande dinamismo da América Latina e também a proximidade sentida em relação à Europa, compreende as oportunidades e os potenciais que os países latino-americanos oferecem para o Velho Continente e para a Alemanha”, concluiu. Ainda segundo ele, "América Latina e Europa devem fortalecer a sua parceria estratégica para um grau muito maior do que antes".



Westerwelle, que se engajou pessoalmente na criação e organização da Fundação, manifestou satisfação com a escolha de Hamburgo como cidade sede e ressaltou sua excelente localização. “Estou contente de ter podido convencer nossos parceiros na União Europeia, América Latina e Caribe com nossa candidatura e parabenizo Hamburgo por esta vitória", declarou ele. "Ao mesmo tempo em que é a 'porta de entrada para o mundo', Hamburgo é fundamental para uma Europa unida”, acrescentou.



A direção da nova Fundação ficará a cargo da suiça Benita Ferrero-Waldner (ex-Comissária da UE) e do peruano Jorge Valdez (ex-Embaixador do Peru, em Bruxelas). Ambos foram nomeados, em julho último, para ocupar respectivamente os cargos de Presidente e Diretor Executivo da mesma.

Câmara Brasil-Alemanha
Câmara Brasil-Alemanha