Workshop: Fraunhofer IVV discute oportunidades de negócios em bioeconomia

A Bioeconomia, ou economia sustentável, surge no contexto das inovações pautadas nas ciências biológicas, sendo apontada como uma das mais promissoras rotas para o desenvolvimento sustentável, não só de produtos, mas também de processos e serviços. Ela abrange a produção e a transformação sustentável de recursos biológicos em alimentos, fibras, ração animal, produtos químicos, materiais e energia, por meio de tecnologias eficientes e inovadoras. Com o aumento e envelhecimento da população mundial e a escassez dos recursos naturais haverá uma constante necessidade de ampliação da oferta de alimentos, saúde, energia e água potável, oferta esta que somente poderá ser alcançada com um novo modelo econômico, não somente fundamentado nos ganhos econômicos, mas também nos ganhos ambientais e sociais. No Brasil, esse modelo ainda caminha muito lentamente, embora o país tenha um potencial gigantesco.

Com o objetivo de discutir e treinar jovens empreendedores para as oportunidades em Bioeconomia, o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Processos e Embalagens IVV e o Agropolo Campinas Brasil, com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estados de São Paulo (FAPESP) e o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) e em parceria com outras instituições, irão promover nos dias 06 e 07 de novembro o Workshop “Novas Oportunidades de Negócios em Bioeconomia: como começar um negócio lucrativo”. O evento será realizado das 08:30 às 18:00 nas dependências do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) em Campinas.

Um dos temas importantes a ser trabalhado no evento, está relacionado à inovação e ao empreendedorismo, alicerces fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país. No Brasil, o empreendedorismo apresenta números de relevância mundial, mas ainda carece de avanços expressivos para colher todos os benefícios que as novas empresas podem oferecer. Para melhorar esse cenário, é crucial a criação de um ambiente favorável à inovação, para que as empresas atuem de forma mais estratégica e integrada em consonância às oportunidades do mercado, desenvolvendo e empregando tecnologias de ponta e aproveitando os recursos de forma sustentável.

O workshop pretende reunir jovens interessados em empreender, profissionais, empresas e instituições engajadas com o empreendedorismo de base tecnológica com o intuito de apresentar e discutir diferentes modelos de negócios, gerenciamento da inovação e casos de sucesso, visando fomentar a formação de redes de relacionamento para incentivá-los. O evento marca o início das ações estratégicas em Políticas Públicas do Agropolo Campinas-Brasil, no âmbito do Projeto PPPBio FAPESP (2016/50198-0), que serão desenvolvidas entre 2018 e 2020.

Desde 2013, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAASP), através do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), mantém um convênio de cooperação técnica e científica com a Alemanha através do Instituto Fraunhofer IVV, o qual tem uma representação local para a coordenação de projetos e atividades no Brasil.

Em 2016, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Agropolo Campinas-Brasil e o Fraunhofer IVV para dar início à cooperação mútua para o desenvolvimento da Bioeconomia, com ações colaborativas nas áreas de pesquisa, educação, treinamento e inovação. Essa cooperação técnico-científica entre o Brasil e a Alemanha tem por objetivo unir esforços para intensificar os projetos em parceria entre os países e o desenvolvimento de um ecossistema de classe mundial em Bioeconomia na cidade de Campinas.

Clique aqui para mais informações e inscrições.

Foto: Jannoon028 / Freepik