Frank-Walter Steinmeier é eleito Presidente da Alemanha

Wahl des BundespräsidentenO ex-Ministro das Relações Externas, Dr. Frank-Walter Steinmeier, foi eleito neste domingo (12) Presidente da Alemanha pela Assembleia Federal.

Steinmeier bateu em votação no primeiro turno os quatro outros candidatos: Christoph Butterwegge (Die Linke), Albrecht Glaser (AfD), Alexander Hold (Freie Wähler) e Engelbert Sonneborn (Die Partei, Piraten).

O ex-Ministro obteve 931 dos 1.239 votos de parlamentares da Assembleia Federal, que reúne os 630 deputados do Bundestag, assim como representantes dos Estados Regionais.

“Este país se tornou para muitos uma âncora de esperança”, discursou após os resultados. “Nós somos parte de um mundo com riscos. E riscos existem também entre nós. Mas quase em nenhum outro lugar do mundo existem tantas chances como aqui.”

Steinmeier, de 61 anos de idade, é filiado ao partido SPD. Filho de marceneiro, nasceu no dia 5 de janeiro de 1956 na cidade de Detmold, na Renânia do Norte-Vestfália, e é casado com a juíza administradora Elke Büdenbender.

Sua carreira política começou ao lado do ex-Chanceler federal alemão Gerhard Schröder, também do SPD. Foi chefe da Chancelaria de Schröder quando este ainda era Governador da Baixa Saxônia e Vice-Ministro, em 1998, quando o SPD chegou ao Governo Federal em 1998. Mais tarde, foi chefe da Chancelaria Federal, e, em 2005, assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores pela primeira vez. Em 2007, ocupou o cargo de Vice-Chanceler, e, em 2013, de Ministro das Relações Exteriores pela segunda vez até janeiro de 2017.

Foto: Picture Alliance/Bernd Von Jut