FMI atesta o desempenho positivo da Alemanha


De acordo com o relatório sobre o desenvolvimento da economia alemã, divulgado ontem (8) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Alemanha está no caminho certo. No documento, a instituição afirma que "as perspectivas de crescimento do país são favoráveis, contudo, ainda podem ser afetadas por riscos externos". Dentre tais riscos está o agravamento da crise da dívida na Europa.



Segundo a análise, as exportações ganharam novo impulso após a queda registrada no final de 2011 e o mercado de trabalho continua crescendo. Mas o organismo também lembra que, apesar do fortalecimento recente, o sistema bancário alemão continua vulnerável a choques externos.



"Sustentado por sólidos balanços nas empresas e nos lares, com salários mais elevados, projeções de inflação bem fundamentadas e taxas de endividamento baixas, o crescimento está encaminhado para alcançar seu potencial no segundo trimestre de 2012", afirmou o FMI.



Ainda, conforme as conclusões preliminares da análise, a recuperação alemã deve ser impulsionada principalmente pelo consumo e investimentos internos.



No relatório, o FMI destaca que a Alemanha tem um papel central para enfrentar a crise na Europa, sendo responsável pela criação de instituições fiscais no continente, adotando reformas que ampliam o crescimento potencial dos países da região, permitindo o uso de fundos europeus e garantindo a capacidade de empréstimo do Banco Europeu de Investimento.



"A Alemanha deve aproveitar a oportunidade para realizar as suas próprias reformas estruturais para elevar ainda mais o potencial de crescimento e diversificar suas fontes, reforçando o ritmo das reformas na zona do euro", recomendou a instituição.

Imophototek.net/Thomas
Imophototek.net/Thomas