TRUMPF apresenta impressora 3D na EXPOMAFE

getfile
João Carlos Visetti, Diretor-presidente da TRUMPF do Brasil.

A TRUMPF do Brasil, líder global em tecnologia a laser, soluções e sistemas para a indústria de manufatura e processamento de chapas metálicas, esteve na primeira edição da EXPOMAFE. A feira que reuniu 630 marcas nacionais e internacionais da indústria metalmecânica foi um evento importante para a realização de novos contatos, de acordo com o diretor-presidente da TRUMPF do Brasil, João C. Visetti.

A boa receptividade dos visitantes mostra que o clima está positivo. Segundo Visetti, a melhor expectativa vem de empresas que já começam a ter um volume de trabalho maior e querem modernizar o parque fabril para aumentar a competitividade.

Uma das novidades apresentadas na feira foi na área de manufatura aditiva, a TruPrint 1000 foi a grande atração do estande da TRUMPF. A impressora 3D utiliza o processo Laser Metal Fusion (LMF), onde as peças são construídas camada por camada a partir de um substrato coberto por pó. Todos os componentes são integrados em uma estação de trabalho compacta: unidade laser, óptica, câmara de processamento, unidade de filtro e unidade de controle. Peças pequenas, como próteses dentárias e de quadril, moldes e protótipos médicos e peças da indústria aeroespacial, por exemplo, podem ser construídas a partir dessa técnica.

TruPrint_1000.jpgSegundo Visetti, esse mercado alcançará seu auge quando as pessoas vislumbrarem o potencial e a liberdade que a manufatura aditiva poderá oferecer aos projetos que utilizarem este processo: “As peças ainda são fabricadas em maior tempo se comparado a métodos tradicionais, mas possibilitam a inclusão de estruturas ou cavidades internas proporcionando uma redução de peso que, dependendo do caso, pode ser maior que 30%”, afirma.

Pioneira em impressão 3D, a TRUMPF chegou ao mercado no final da década de 1990 com a TrumaForm, mas o mercado ainda não estava preparado para receber a nova tecnologia. “Retornamos há cerca de dois anos com uma nova família de máquinas TruPrint, porque acreditamos que esse é um dos caminhos do futuro da manufatura de peças para setores específicos”, explica Visetti.

 

Fotos: Divulgação TRUMPF