Seis erros comuns cometidos por expositores em feiras alemãs

As feiras alemãs são um instrumento de marketing muito efetivo para quem busca estabelecer e ampliar contatos no mercado internacional e principalmente europeu.  Elas são a plataforma ideal para obter uma visão global dos mercados e conhecer as tendências e últimas evoluções tecnológicas de setores específicos.

Para aproveitar ao máximo o investimento feito para expor em uma dessas plataformas, confira os principais erros cometidos pelos expositores brasileiros e planeje-se para explorar todas as oportunidades:

1. Não estabelecer um objetivo claro para a participação na feira

Antes de traçar a estratégia para o evento é preciso refletir sobre o principal motivo para participar e quais são as metas a serem atingidas. Posicionar um determinado produto para um mercado específico; estreitar o relacionamento com potenciais parceiros e fornecedores; potencializar as vendas de um produto e assim vai. Quais são os interesses pontuais da sua empresa para o evento?

2. Não ter em mente o público-alvo

Defina quais são seus públicos de interesse e, a partir deste ponto, estabeleça qual é a melhor estratégia para a sua participação. Clientes, imprensa, fornecedores ou influenciadores: para quem, especificamente, você quer apresentar sua marca?

3. Não investir no marketing pré-evento

Identifique os principais meios de acesso aos seus stakeholders e elabore campanhas assertivas para gerar engajamento dos potenciais visitantes do estande. Crie expectativa a respeito da sua participação. Newsletters, e-mails marketing e follow-up são aliados poderosos para divulgar sua participação em um evento relevante para o seu ramo de atuação, assim como uma cobertura precisa nas redes sociais antes, durante e no pós-feira. Contudo, estes não são os únicos meios. Muitas feiras alemãs oferecem oportunidades de patrocínio, como banners físicos e virtuais, envio de newsletters, oportunidade para palestrar e dar entrevistas etc. Peça para o representante local da feira te enviar a cartilha de patrocínios que a feira oferece!

4. Montar uma estratégia visual que não está alinhada à imagem que a empresa deseja passar

Se a sua empresa tem forte engajamento com questões de sustentabilidade, por exemplo, não faz sentido que os visitantes do seu estande saiam com as mãos cheias de papel desnecessário. Busque soluções criativas para desenvolver uma estratégia de participação que transmita de forma clara e objetiva a identidade e os valores da sua empresa.

5. Ficar limitado ao seu estande

Enxergue a feira como uma preciosa oportunidade de networking. Os visitantes do seu estande devem – sim – ser prioridade, mas encontre tempo também para se reunir com outros expositores e palestrantes para conhecer novas tecnologias e ferramentas que podem agregar de alguma maneira ao seu negócio. Networking entre expositores é tão importante quanto com visitantes. Algumas feiras alemãs oferecem eventos para que os expositores se conheçam e troquem figurinhas. Fique por dentro dos eventos que a organizadora oferece e participe!

6. Esquecer de retomar o contato com os novos clientes e fornecedores

Lembre-se da importância de se fazer ser lembrado após o término da feira. Os cartões trocados com possíveis clientes, fornecedores e parceiros não devem ficar esquecidos dentro de uma gaveta: retome o contato por e-mail ou telefone e cultive sua nova rede de contatos. Envie e-mails personalizados, mencionando detalhes da conversa que tiveram durante a feira. E-mails automáticos, no geral, não são bem vistos.

A Câmara Brasil-Alemanha, como representante oficial da Messe Berlin e da Deutsche Messe AG no Brasil, disponibiliza ingressos com desconto e oferece todo apoio necessário para a participação como expositor nas feiras. Para mais informações entre em contato por meio do e-mail comex@ahkbrasil.com ou telefone (11) 5187-5108.  Confira a lista completa das feiras representadas aqui!