SCHUNK traz novos lançamentos para a produção inteligente

 

Messegeschehen

A SCHUNK trará para a FEIMEC 2018, que acontece de 24 a 28 de abril em São Paulo, seus novos lançamentos no que se refere a produção inteligente. Com o slogan “inteligente, conectivo e sensível”, a empresa espera a mesma animação com os lançamentos da FEIMEC 2018 no Brasil, que teve em torno de seu estande na feira internacional SPS IPC Drives no fim de 2017, na Alemanha.

Entre eles está a tecnologia 24 V para sistemas de montagem que provou ser um grande atrativo ao público. “As discussões com a nossa equipe do estande mostraram que o mercado está realmente contemplando as oportunidades oferecidas por um mundo universalmente de 24 V”, resume o CEO da SCHUNK,  Henrik A Schunk. 

Ele está convencido de que ao lado das redes pneumáticas e > 400 V, a tecnologia 24 V será um forte terceiro pilar na automação de montagem. “Houve uma grande surpresa ao redor do estande quando os usuários experimentaram a facilidade com que os componentes são operados e com a flexibilidade e a fluidez que correm ao longo do processo”, informa o empresário.

Potência inteligente de 24 V com certificação PROFINET
Além de o programa 24 V ser o novo padrão de automação de montagem, os visitantes também terão acesso a garra SCHUNK EGL PROFINET.

A primeira garra universal certificada PROFINET com eletrônica integrada reúne potência, diversidade e inteligência. Sua interface PROFINET de alto desempenho cria os pré-requisitos ideais para a regulação do processo em tempo real e o máximo desempenho.

Com o controle integrado e a eletrônica de potência, a garra padrão de catálogo tem todas as características principais para moldar de forma flexível as cadeias de processo e, ao mesmo tempo, monitorar todas as etapas.

A garra SCHUNK EGP-C Co-act é outro destaque, especialmente em montagem em pequenas peças, isso facilita a colaboração humano-robô e pode ser usada em todos os robôs comuns de aplicações colaborativas: como base, está equipada com a interface certa para co-bots KUKA, FANUC ou Universal Robots. Além disso, as interfaces para outros fabricantes de robôs estão disponíveis mediante solicitação.

Ela já é protótipo em uma estação de trabalho colaborativa humano-robô (HRC), na Alemanha e é a primeira industrial inerentemente segura, certificada e aprovada para operação colaborativa pelo órgão DGUV (seguro social Alemão contra acidentes de trabalho). O certificado simplifica a certificação de segurança para aplicações colaborativas e reduz o tempo de implantação de um projeto seguramente certificado.

Nela, o trabalhador assume o controle de montagem e qualidade, enquanto o robô com a garra remove os resíduos de adesivo em uma placa de extração afiada. Isso melhora a ergonomia e minimiza o risco de ferimentos ao empregado.

A garra paralela compacta de dois dedos, montada com uma capa com proteção contra colisão, abrange uma ampla gama de aplicações, desde montagem de componentes pequenos em produtos eletrônicos e de bens de consumo, até aplicações de montagem no setor automotivo.

A garra satisfaz os requisitos da norma ISO/TS 15066 e é projetada para que não possa ferir uma pessoa. Dessa maneira, é totalmente garantido que as aplicações colaborativas sejam confiavelmente seguras, satisfazendo as exigências da norma. A garra pode ser controlada de forma extremamente simples e por meio de sinal digital I/O. Também é adequada para aplicações móveis, devido a tensão de operação ser de 24 VDC.

Como em outros anos, a família de morsas manuais SCHUNK KONTEC KSC também é destaque. Já conhecida por elevadas forças de fixação, fácil uso, baixo tempo de preparação e excelente custo-benefício.

Agora, a SCHUNK está expandindo seu sistema modular com a SCHUNK KONTEC KSC-D, uma morsa de peso baixo e compacta, especialmente desenvolvida para demanda de aplicações em máquinas com sistema de paletização para carregamento e descarregamento automático.

Uma base fundida endurecida, longas guias, mordentes endurecidos e fuso totalmente blindado, garantem um elevado grau de precisão, máxima resistência ao desgaste e esforço mínimo de limpeza. Completamente niquelada, a morsa é perfeitamente protegida contra a corrosão para uso contínuo em sistemas de paletização ou em torres.

Foto: Divulgação SCHUNK