SAP Forum acontece em São Paulo

Com o tema “Antecipe o futuro dos negócios” e o propósito de apresentar e discutir assuntos como inovação, melhores práticas de gestão empresarial e tendências tecnológicas para acelerar os negócios das empresas – independente do tamanho -, o SAP Forum, evento de negócios e tecnologia da América Latina, chega a sua 18ª edição. O encontro deve reunir cerca de 9.000 visitantes e acontece nesta semana (dias 11 e 13), em São Paulo.

Voltado para empreendedores, pequenos empresários e até companhias multinacionais de grande porte, o evento conta com mais de 500 sessões com conteúdos relevantes para as áreas de negócios das organizações, como Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Logística, Finanças e Compras. Além disso, a programação inclui apresentações criadas especificamente sobre questões do dia a dia de diferentes setores do mercado, entre eles Serviços Financeiros, Utilities, Produtos de Consumo, Agronegócio, Setor Público, Manufatura, Varejo, Telecom, Óleo e Gás e Mineração. “O objetivo do SAP Forum é discutir negócios sob a ótica de inovação e tecnologia como fatores propulsores para o crescimento”, diz Gustavo Amorim, vice-presidente de Marketing – SAP SoLA.

Para o Congresso de abertura, está confirmada a presença do economista e escritor do livro “O Valor do Amanhã”, Eduardo Gianetti. Outros importantes nomes do mercado também estarão no evento, como o economista Mailson da Nóbrega, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, Walter Longo, presidente da agência Grey Brasil, Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, entre outras personalidades.

O evento tem um foco abrangente e pretende cobrir diferentes tipos de negócios e assuntos pertinentes de um determinado setor, como o de Varejo ou de pequenas e médias empresas. “A tecnologia é apenas uma ferramenta. O importante é o valor de negócio que as empresas atingem por meio do uso dessa tecnologia. Vamos mostrar no evento casos de sucesso de clientes da SAP que estão crescendo e inovando com o uso de software”, resume Amorim.

Também estão programadas apresentações de soluções de mobilidade, computação em nuvem, análise de dados, e processamento de informações em tempo real com a plataforma SAP HANA. A tecnologia móvel, por exemplo, é um dos temas principais do evento e os participantes terão muito conteúdo sobre o assunto, inclusive, casos de sucesso sobre como as empresas podem melhorar a produtividade, levando aplicações de negócios para a palma da mão dos colaboradores.

Um destaque do SAP Forum é a computação em nuvem e a capacidade que a tecnologia oferece às empresas de gerenciarem o seu negócio sem a necessidade de um investimento na aquisição de equipamentos (hardware) e contratação de gestão de infraestrutura de tecnologia. “A utilização de software em nuvem é uma tendência mundial. As empresas estão cada vez mais olhando para isso e a modalidade de compra de software mais infraestrutura, pagando mensalmente pelo uso, como um serviço, é especialmente atrativa aos pequenos empresários”, comenta o vice-presidente.

Outro assunto que será muito debatido é Big Data, termo que consiste na captura e análise de grandes volumes de dados. “As empresas geram milhões de dados diariamente que precisam ser analisados minuciosamente para a melhor tomada de decisão. E isso é uma tarefa praticamente impossível sem a ajuda de uma plataforma tecnológica. As soluções da SAP permitem que as companhias extraiam de seus sistemas de informação e até da internet e redes sociais informação relevante que de alguma forma afeta o seu negócio, inclusive, em tempo real e disponível para dispositivos móveis”, afirma Amorim.

Divulgação SAP
Divulgação SAP