Moda sustentável é prioridade para a feira Bazaar Berlin

mam_268783_442752_Fancybox-deAlém de ser uma das maiores feiras de artesanato do mundo, a Bazaar Berlin também se preocupa com a sustentabilidade do mercado de moda.

Um dos projetos apoiados pela feira é o Cambodian Modern Ethnic Design Center (MEDC) na capital do país Phnom Penh. A iniciativa surgiu em conjunto com o Fashion Design Institute (FDI) de Düsseldorf (Alemanha) e tem o objetivo de capacitar designers do Camboja para que produzam coleções de moda sustentáveis. Sua produção foca em métodos tradicionais e no uso de seda de qualidade – tingida com cores de rosas, folhas e cascas – uma habilidade que já é rara no país asiático. Além disso, os produtos são tecidos em pequenos vilarejos, proporcionando, principalmente às mulheres, um local seguro, com boas condições de trabalho e oportunidades na área rural.

“Muitas roupas vendidas na Europa são produzidas em condições terríveis em países como o Camboja e Bangladesh”, afirma Barbara Mabrook, Gerente de Projetos da Bazaar Berlin. “Por conta disso, estamos contentes em poder contribuir para a melhoria dos locais de trabalho em parceria com o Modern Ethnic Design Center”.

Mulheres da Síria e da Turquia também contam com o apoio da Bazaar Berlin, entre outros. O projeto patrocinado pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico Alemão treina estas mulheres nas técnicas de produção de joias, bolsas e roupas. Aqui o artesanato tradicional se encontra com o design moderno. Este tipo de produto apresenta muita competitividade no mercado europeu sem negligenciar a herança cultural dos respectivos países.

Tanto designers do Camboja quanto designers da Turquia e da Síria farão a exposição de seus produtos na Bazaar Berlin que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro de 2017 e recebe cerca de 40.000 visitantes.

A Câmara Brasil-Alemanha é representante oficial da Messe Berlin, organizadora da feira, e oferece todo o apoio para expor e visitar a Bazaar Berlin. Entre em contato e saiba mais: http://bit.ly/2viHcnd

Foto: Divulgação Messe Berlin