Made in Brazil

Calçados “made in Brazil” serão expostos por vinte e uma empresas brasileiras na mostra internacional de sapatos e acessórios de Düsseldorf, na Alemanha, a GDS. A presença do grupo de fabricantes brasileiros na feira faz parte da estratégia do Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações de Calçados – criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que apóia a presença dos calçadistas no evento desde 2004.


Durante a feira, que acontece de 10 a 12 de setembro, mais de 780 expositores provenientes de 34 países apresentarão suas coleções de primavera/verão para 2011. O público poderá conferir as últimas tendências nas modas clássica, contemporânea e infantil, além de artigos de street e sportswear.


O Brazilian Footwear traz esse ano uma nova proposta de estande, totalmente voltado para o mercado internacional. A nova identidade visual do programa foca na diversidade cultural e humana brasileira, usando a cor para convencer os consumidores de que o Brasil está na moda.


No estande coletivo nacional, empresas como a Ramarim, Klin, Bottero, Ortopé, Bical, entre outras, vão expor suas coleções para a próxima estação. O objetivo, no entanto, vai além. As empresas também esperam fechar bons negócios, principalmente com clientes alemães.


Em 2009, as fabricantes brasileiras faturaram US$ 3 milhões em três dias de evento. A expectativa para esse ano é de crescimento, uma vez que produtos primavera/verão são o forte dos calçadistas brasileiros.


Mercado


Dados do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) mostram que a Alemanha ocupa a oitava posição entre os principais compradores de calçados brasileiros. No primeiro semestre do ano, o país adquiriu US$ 19,9 milhões – o equivalente a 1,3 milhão de pares de sapatos brasileiros. O número representa um crescimento de 32,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A estatística reforça as expectativas dos expositores de fechar bons negócios durante o evento deste ano.

Divulgação / GDS
Divulgação / GDS