Light+Building prega eficiência energética

As discussões globais relacionadas à sustentabilidade e à preservação ambiental estão provocando uma nova revolução nos mais diversos setores econômicos. Como aliar estética, funcionalidade e tecnologia sustentável é o tema do futuro que já movimenta mercados no presente. Nas áreas de iluminação, eletrotécnica e automação residencial e predial, as tendências que estão sendo levadas para o mundo são orientadas pelo tema eficiência energética.


Os países da União Europeia, por exemplo, assumiram o compromisso de retirar do mercado todas as lâmpadas tradicionais até 2012, com o objetivo de poupar energia. “Isso representará uma mudança tecnológica cujas consequências ainda não conseguimos imaginar”, diz a vice-presidente da Messe Frankfurt Exhibition GmbH, Iris Jeglitza-Moshage, que esteve em São Paulo para apresentar a Light+Building 2010, feira mundial de arquitetura e tecnologia, representada pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.


As mudanças provocadas pelo tema ambiental, segundo Jeglitza-Moshage, não acontecem apenas na Europa. Em todo o mundo, sistemas inteligentes estão sendo desenvolvidos com a missão de combinar conforto, design e eficiência energética em iluminação e eletrotécnica.


Durante a Feira, expositores de todo o mundo mostrarão as novas tecnologias em LEDs e OLEDs (LEDs orgânicos, com carbono em sua composição), entre outras inovações.


“Na área de eletrotécnica, existem produtos que fazem com que as aplicações requeiram bem menos energia. Num prédio de escritórios, por exemplo, quando o escritório não é utilizado, a luz é reduzida automaticamente. As venezianas se abrem e fecham de acordo com a luz ambiente e equipamentos são desativados automaticamente sem que se tenha perda no conforto de uso”, acrescenta.


Brasil


O interesse do Brasil sobre o tema vem crescendo. Segundo Jeglitza-Moshage, a cada edição, há um aumento da participação brasileira na Feira. Em 2004, o evento recebeu 190 visitantes do País. Dois anos depois, esse número passou para 325 e, em 2008, foram 391. Até agora, dois expositores daqui estão inscritos para a próxima edição.


Feira


A Light+Building acontece a cada dois anos e reúne os principais líderes do mercado mundial do setor. Expositores de cerca de 60 países e 160 mil visitantes são esperados, entre 11 e 16 de abril, em Frankfurt. Além da exposição, há uma programação paralela que inclui congressos, fórum de tendências e concursos, além de uma bienal sobre a cultura da iluminação. Mais informações podem ser encontradas na página da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Luis Machado
Luis Machado