Indústria brasileira quer se destacar na CeBIT


Em 2012, o Brasil será o parceiro oficial da CeBIT, a maior Feira Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que acontece todos os anos em Hanover, na Alemanha. Segundo os coordenadores da participação brasileira, a parceria representa para as empresas nacionais do setor uma ótima oportunidade de posicionamento no mercado internacional.



"O Brasil vem atraindo grande interesse internacional e as exportações de software e TI têm crescido ano a ano. Porém, se comparadas ao tamanho do mercado interno e ao potencial de desenvolvimento de nossas empresas, elas ainda estão muito aquém do possível e do desejável", explica Djalma Petit, diretor de mercado da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), empresa responsável pela coordenação da participação brasileira.



"Ser País parceiro na CeBIT atrai muita visibilidade, mas principalmente muitos negócios", avalia Petit. Além da geração de novos negócios para as mais de 80 empresas e instituições nacionais presentes na próxima feira, o objetivo do projeto é posicionar a indústria nacional como provedora de TIC com alcance global.



"O Brasil não é só commodities e agronegócio. Temos aqui um ambiente intenso de tecnologia", ressaltou Petit durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (1), em São Paulo. Uma das estratégias dos organizadores é apresentar exemplos de tecnologias que o Brasil já tem, como a urna eletrônica, que podem ser utilizadas também em outros mercados.



Na CeBIT 2012 a indústria brasileira se apresentará sob a marca Brasil IT+, desenvolvida para identificar e promover a tecnologia nacional no exterior. Além da montagem dos pavilhões, o projeto ainda contempla uma ampla programação paralela, incluindo eventos sociais voltados à geração de contatos, um seminário técnico-comercial entre a Brasscom, SOFTEX e a Bitkom, além de encontros com a mídia internacional.



O projeto deverá contar com aportes de até US$ 1,5 milhão, financiados pelo governo brasileiro juntamente com instituições como o BNDES, Apex-Brasil, Embratur, além das empresas participantes. A abertura oficial da feira, agendada para 6 de março de 2012, deverá ser realizada pela chanceler alemã Angela Merkel e pela presidente Dilma Rousseff.



CeBIT 2012 – "Managing Trust"



No próximo ano, o tema "Confiança e Segurança no Mundo Digital" será o destaque da CeBIT. Segundo Ernst Raue, membro da diretoria da Deutsche Messe, responsável pela CeBIT, o “Managing Trust” ou gerenciamento da confiança é uma progressão lógica do tema principal da CeBIT 2011, “Viver e trabalhar na nuvem”. “O uso de soluções de base Cloud vem aumentando, mas a falta de confiança nessas ofertas continua sendo um grande obstáculo", explica ele.



Todas as quatro plataformas de exibição (CeBIT pro, CeBIT gov, CeBIT life e CeBIT lab), bem como todas questões para discussão, serão voltadas para temas como segurança técnica e confiança do usuário nos sistemas e processo, incluindo os aspectos sociais e de política global sobre segurança de dados e direitos pessoais. “As soluções e conceitos para combater o crime na Internet também terão especial destaque na CeBIT”, adianta ainda Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, representante da feira no País.



A CeBIT é considerada o principal evento mundial em TIC e plataforma estratégica de vendas no setor. Em sua última edição, realizada em março deste ano, a feira gerou mais de sete milhões de contatos comerciais e recebeu cerca de 340 mil visitantes de 100 nações, além de mais de 4.200 empresas expositoras de 70 países.

Divulgação/ Deutsche Messe - Hannover
Divulgação/ Deutsche Messe – Hannover