IFFA anima setor de máquinas para carne na Alemanha

Em maio, a Alemanha recebe os principais líderes mundiais ligados à indústria da carne na IFFA, Feira Internacional para a Indústria da Carne, realizada em Frankfurt. Nesta edição, a exposição terá uma importância ainda maior para o País, que tradicionalmente é um dos principais importadores de máquinas e equipamentos para processamento de carne do mundo. Isso porque é esperada uma retomada para reverter à queda de 20% no faturamento do setor em 2009, devido à crise econômica que atingiu fortemente a indústria mecânica na Alemanha.


Perspectivas


Já há sinais de recuperação com a retomada dos investimentos e o enfraquecimento da crise. A presença de 900 expositores e 60 mil visitantes na Feira é ainda mais animadora. “Quanto a 2010, nós somos cuidadosamente otimistas. E esperamos que a IFFA impulsione os negócios”, comenta Berthold Gassmann, Diretor do Departamento de Máquinas de Processamento de Carnes da Associação Alemã da Indústria de Máquinas e Equipamentos – VDMA.


De acordo com Gassmann, nos próximos cinco anos, o consumo mundial de carne deverá aumentar cerca 5% ao ano, impulsionando toda a cadeia, inclusive no Brasil, segundo maior produtor mundial de carne bovina. “Acreditamos que os investimentos brasileiros continuarão crescendo, pois o mercado está se desenvolvendo de forma muito dinâmica”, comenta.


O representante da VDMA veio ao Brasil para participar da apresentação oficial do evento no Brasil, na Câmara de Comércio Brasil Alemanha em São Paulo, juntamente com a vice-presidente da Messe Frankfurt Exhibition GmbH, Iris Jeglitza-Moshage, e o vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha, Thomas Timm.


Feira


A IFFA 2010 acontece de 8 a 13 de maio em Frankfurt, na Alemanha. A Feira é realizada a cada três anos e aborda todas as etapas da cadeia produtiva da carne, desde o abate, passando pelo processamento e embalagens, até a venda. O último evento contou com a presença de 600 visitantes brasileiros ligados ao setor. Entre as principais temáticas desta edição estão eficiência dos equipamentos, proteção ao consumidor, segurança alimentar, higiene e automação dos processos.

Messe Frankfurt Exhibition GmbH/ Jochen Günther
Messe Frankfurt Exhibition GmbH/ Jochen Günther