Hannover Messe 2013 supera todas as edições anteriores

“A maior feira industrial do mundo mostrou durante cinco dias porque é o motor da quarta revolução industrial”, afirmou Jochen Köckler, diretor da Deutsche Messe AG, organizadora da Hannover Messe – Feira Industrial de Hannover, durante sua apresentação de balanço do evento, encerrado na última sexta-feira (12). Ele apresentou os números do evento, que recebeu 6.550 expositores e 225 mil visitantes no parque de exposições de Hannover, na Alemanha, entre 8 e 12 de abril.

De acordo com Köckler, os números são históricos se comparados com o ano de 2011, quando a Hannover Messe quebrou os recordes dos dez anos anteriores, recebendo 6.333 expositores e mais de 230 mil visitantes. Conforme a Deutsche Messe, não somente em quantidade (a feira ocupou todos os 25 pavilhões do complexo), mas também em qualidade, a Hannover Messe 2013 supera suas edições passadas. Este ano, 93% de todos os visitantes da feira eram profissionais especializados e, em sua maioria, com poder de decisão dentro de suas empresas. Durante os cinco dias foram realizados cerca de 5 milhões de contatos de negócios.

Segundo o executivo, tanto expositores quanto visitantes perceberam a importância do tema central deste ano, a “Indústria Integrada”. “Sintonizados com este enfoque, os expositores mostraram que networking leva a mais eficiência de custos, qualidade de produto e sustentabilidade”, analisou. Com o tema, a Hannover Messe sinalizou o foco da crescente integração entre todas as áreas industriais, desde máquinas e equipamentos, até peças e componentes de sistemas que, em breve, poderão trocar dados em tempo real.

Brasil, a bola da vez

José Carlos Oldoni, representante do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Berlim, faz um balanço positivo da participação do órgão na Feira Industrial de Hannover: “Foram mais de 80 contatos nestes cinco dias de feira, o que demonstra que o Brasil continua sendo a ‘bola da vez’ no cenário industrial mundial. Há cada vez mais interesse pelo País, muitas empresas desejam investir, instalar filiais ou formar parcerias conosco. Nesse sentido, a nossa participação na Feira Industrial de Hannover é fundamental”, afirma, explicando que durante todo o evento o estande recebeu uma quantidade relevante de empresários e funcionários especializados, além de delegações de países como Turquia, Itália, Bélgica, Dubai e Arábia Saudita, bem como, é claro, da Alemanha. Representantes oficiais de países escandinavos também visitaram o estande à procura de informações sobre investimento em energia eólica no Brasil. “Somente isso já justifica a participação em futuras Feiras Industriais de Hannover.”

“As iniciativas de apoio à internacionalização das empresas e ao comércio exterior brasileiro, tanto por parte do governo federal, como de órgãos estaduais, têm sido fundamentais para o aumento da representatividade do País no cenário internacional, através de feiras como a Hannover Messe”, destaca Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, representante do evento no País, complementando que a feira recebeu mais de mil visitantes brasileiros.

 

Divulgação Deutsche Messe AG
Divulgação Deutsche Messe AG