Gestão da água é destaque da IFAT 2010

A administração mundial da água é um dos principais problemas ambientais do século XXI. Apesar de a ONU ter declarado no fim de julho que o acesso à água potável é um direito humano, atualmente 1,2 bilhão de pessoas ainda vivem sem ela e cerca de 2,6 bilhões não têm saneamento básico.


O desperdício ainda agrava a situação desse recurso já escasso: na Alemanha, por exemplo, 500 bilhões de litros de água são perdidos anualmente. Em Londres, 900 milhões de litros de água potável acabam sendo absorvidos pelo solo devido a vazamentos no sistema de encanamentos da cidade.


As inovações tecnológicas e soluções para a melhoria da gestão da água serão o foco da IFAT 2010, maior feira de meio ambiente do mundo, realizada em Munique, na Alemanha.


Entre as novidades que serão apresentadas, está a máquina Runi SK370 da empresa dinamarquesa Runi, capaz de drenar a água dos resíduos resultantes do processo de reciclagem do papel e ainda utilizá-los para gerar energia.


Já a alemã GreenLife, em parceria com a irlandesa OzoneTech, desenvolveu um sistema que transforma a água da chuva em água potável por meio da adição de ozônio. Entre os dias 13 e 17 de setembro, cerca de 2.700 expositores de 45 países estarão presentes na IFAT, o que representa um aumento de 5% em relação à última edição em 2008.

Dreamstime/ Stroie Mihai Razvan
Dreamstime/ Stroie Mihai Razvan