Fruit Logistica espera 55 mil visitantes

A Fruit Logistica, feira internacional de frutas, verduras e legumes, que acontece de 6 a 8 de fevereiro na capital alemã, prevê receber cerca de 55 mil visitantes profissionais de 120 países. O evento, considerado o maior do setor, terá 2,4 mil expositores de 75 nações, e reunirá desde produtores de frutas e hortaliças até importadores e exportadores e tomadores de decisão da indústria.

O Brasil terá um estande coletivo, organizado pelo projeto Brazilian Fruit, parceria do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex) para a divulgação da produção brasileira de frutas frescas e processadas. O espaço já tem a presença confirmada de onze empresas, além da Central Exportaminas, que levará, juntamente com a Abanorte (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas), uma missão de 30 empresários do estado de Minas Gerais. As empresas Fischer, de maçãs, e Itaueira, de melões, terão estandes individuais.

O Brazilian Fruit participa do evento há onze anos, pois, segundo o Ibraf, a feira atrai compradores do mundo inteiro e é uma grande plataforma de geração de negócios e relacionamento para as empresas brasileiras do setor.

Números da entidade dão conta de que, no ano passado, foram realizados 710 contatos diretos com compradores internacionais durante a Fruit Logistica, gerando negócios imediatos superiores a US$ 8,75 milhões e, para os 12 meses seguintes, de mais de US$  20,15 milhões. A previsão é de que, neste ano, estes valores se mantenham ou tenham um leve aumento, devido ao cenário de crise econômica na Europa, maior compradora das frutas brasileiras, com 77% do total comercializado.

O Ibraf informa que, em 2012, foram exportadas 693 mil toneladas de frutas frescas do Brasil para 50 países. As principais frutas foram: melão, manga, limão, uva, banana, mamão e maçã. A Alemanha está em 5º lugar no ranking dos países compradores, com 12 mil toneladas exportadas diretamente para o país em 2012. O principal país comprador é a Holanda, que atua como centro reexportador para toda a Europa, seguido pelo Reino Unido, Espanha e Estados Unidos.

Para os próximos dois anos, foram selecionados oito mercados prioritários a serem trabalhados pelo Brazilian Fruit, entre novos e tradicionais: Inglaterra, Alemanha, Espanha, EUA, Polônia, Emirados Árabes, Rússia e Portugal.

Visitantes brasileiros que queiram ir à Fruit Logistica podem adquirir ingressos antecipados com desconto junto à Câmara de Comércio Brasil Alemanha, que é a representante oficial da feira no Brasil. Os interessados devem entrar em contato com Silke Bell, pelo e-mail comex@ahkbrasil.com ou pelo telefone (11) 5187-5109.

Divulgação Fruit Logistica
Divulgação Fruit Logistica